.textos recentes

. Com papas e bolos (2)...

. Ondas por água abaixo?

. Fotovoltaica comestivel

. Cegonhas na web

. Toyota Prius 2010

. Kepler: em busca de et's

. Moçambique: perpectivas d...

. As coisas que a gente des...

. Achado com muita energia

. Com papas e bolos...

.arquivos

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

Afinal podemos gastar à vontade!

Os tempos de crise são passageiros:

ANP: Petrobras pode ter descoberto 3º maior campo de petróleo do mundo

Publicada em 14/04/2008 às 14h08m - Ramona Ordoñez - O Globo Com agências

Bacia de Campos, Brasil

RIO - O diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, anunciou que uma outra descoberta na Bacia de Santos situado na camada de pré-sal, feita pela Petrobras junto com a BG e a Repsol, pode conter reservas de petróleo da ordem de 33 mil milhões de barris, o que seria o terceiro maior campo do mundo. O anúncio foi feito há pouco pelo diretor da ANP, durante o IV Seminário de Petróleo e Gás, que está sendo realizado pelo Ibre/FGV. Com a notícia, as ações da empresa, que caíam cerca de 1 % na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) antes do anúncio, passaram a subir mais de 4 %.

- Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos trinta anos, e atualmente o terceiro maior campo de petróleo do mundo - afirmou Lima durante apresentação em um seminário no Rio.

Segundo Haroldo Lima, as informações sobre as reservas ainda não são oficiais.

- Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que o prospecto do Carioca (nome provisório da área), que é chamado internacionalmente de Pão-de-Açúcar ('sugar loaf') apontaria para reservas cinco vezes maiores do que a reserva de Tupi - disse o executivo.

A área que vem sendo chamada de Tupi, também na Bacia de Santos, era apontada como a maior descoberta de petróleo no Brasil até hoje e foi anunciada em novembro de 2007 . As reservas de petróleo leve na área são estimadas entre 5 e 8 mil milhões de barris.

A estimativa oficial de reservas das descobertas de petróleo das companhias de capital abertom, como a Petrobras, têm de ser informada ao mercado de ações por meio de comunicados oficiais, chamados de fatos relevantes. Entretanto, a Petrobras não divulgou nenhum fato relevante até agora.

A estatal não confirmou a informação e não tinha nenhum executivo imediatamente disponível para falar sobre o assunto, mas informou que a área do Carioca fica na camada ultra-profunda pré-sal, onde está Tupi e local considerado de elevado potencial para descobertas.

Segundo a assessoria da estatal, Carioca ainda não pode ser chamado de campo porque não foi declarado comercialmente viável. O possível novo campo fica a Oeste do campo de Tupi.

A chamada Área Carioca faz parte do bloco BMS-9, na Bacia de Santos. A descoberta inicial de petróleo no Carioca foi feita pelo consórcio em agosto do ano passado. Contudo, as empresas não informaram as perspectivas do volume de reservas existentes.

O bloco BMS-9 fica próximo aos blocos onde BMS-24, onde a Petrobras anunciou a descoberta no início desse ano da área de Júpiter, com reservas de gás natural, e do BMS-11, onde foi descoberta a área de Tupi.

sinto-me:
publicado por ehgarde às 22:25
ligação do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.ligações

blogs SAPO

.subscrever feeds